O que faço

o_que_facoEspecializada em psicologia clínica na abordagem psicanalítica, atende crianças, adolescentes, gestantes e adultos de todas as idades em consultório particular.

O atendimento à criança é realizado por meio da ludoterapia, técnica psicoterápica utilizada para a abordagem infantil, baseada no brincar, em que os conteúdos internos são mais facilmente colocados para fora, facilitando que a criança expresse seus conteúdos internos através do jogo, do brincar, diferente do adulto que já adquiriu suficiente capacidade verbal para expressar-se.

A técnica empregada para o atendimento do adulto consiste no falar livremente sobre seus sentimentos, expressando os conteúdos de seu mundo interno através das palavras.

Com o adolescente, o atendimento é realizado de forma intermediária, baseado entre a forma de atendimento do adulto e da criança. Ou seja, o adolescente tanto expressa-se através da fala como também de recursos lúdicos.

O trabalho com a gestante é baseado no método conhecido como Psicoprofilaxia obstétrica ou Psicoprofilaxia da gestante, o que nada mais é que o pré-natal psicológico.

O pré-natal psicológico tem como objetivo o acompanhamento da gestante ou do casal grávido promovendo o vínculo mãe-pai-filho para que a parentalidade possa se desenvolver de forma mais saudável.

A proposta deste processo é possibilitar a gestante/casal encontrar um lugar onde possa colocar suas dúvidas, pois esta fase é marcada não só por mudanças corporais, como também por mudanças no nível psicológico de cada um.

Outro aspecto importante no pré-natal, é a participação do pai para que não se sinta excluído deste processo e possa junto com a futura mãe, refletir sobre as dúvidas, ansiedades e medos que possam aparecer na relação nesta fase e assumir seu papel.